DF não pode priorizar contratação de empresas que promovam a alfabetização de funcionários

O Conselho Especial do TJDFT julgou inconstitucional a Lei Distrital nº 5.028/2013, que dispõe sobre o direito de preferência do DF em contratar empresas do setor da construção civil que promovam a alfabetização de seus funcionários. De acordo com a decisão colegiada, a lei apresenta critério de discriminação que atenta contra preceitos basilares da licitação, o princípio da igualdade (isonomia) e a busca pela melhor proposta, pois cria situação que foge ao objeto do contrato e enfraquece a concorrência entre os participantes do certame.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade- ADI foi proposta pelo MPDFT sob o argumento de que a norma distrital, ao criar regra de preferência na contratação de empresas do setor da construção civil e determinar a inclusão de tal regra nos editais de licitação, fere não só a Constituição Federal como a Lei Orgânica do DF – LODF.

Nas informações prestadas, tanto a Mesa Diretora da Câmara Legislativa quanto o Governador do DF defenderam a legalidade do normativo, afirmando não existir nenhum vício que macule sua constitucionalidade.

Na sessão de julgamento dessa terça-feira, 5/8, o Conselho declarou a inconstitucionalidade material da lei, com efeitos para todos e retroativos à data de sua edição. De acordo com o relator da ADI, não cabe ao Distrito Federal fazer incursão legislativa em tema relacionado a normas gerais de licitação, por não ser o ente competente para tal fim. Com efeito, é cediço que cabe a União a competência privativa para legislar sobre normas de caráter geral em matéria de licitação, consoante expressamente fixado no artigo 23, inciso XXVII, da Constituição Federal, concluiu.

Processo: 2014.00.2.0024919

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado de Distrito Federal

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Constitucional

Faça um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s