Inválida lei que obrigava prefeitura de Pelotas a publicar custos com ônibus

Os Desembargadores do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado, em sessão realizada nessa segunda-feira (25/8), julgaram inconstitucional a Lei nº 6.027/2013, do município de Pelotas, que obrigava a Prefeitura Municipal de Pelotas a publicar em seu site as planilhas de custo apresentadas pelas empresas de ônibus que fazem o transporte coletivo urbano, rural e interdistrital no município de Pelotas.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) foi proposta pelo Prefeito, que argumentou que a Câmara Municipal, ao propor a legislação, invadiu competência e afrontou o princípio da separação dos Poderes. Tudo o que diz respeito à organização administrativa, matéria tributária e orçamentária, servidores públicos, seu regime e remuneração, é reservada ao Poder Executivo a respectiva iniciativa.

Julgamento

No Órgão Especial, o relator do processo foi o Desembargador Rui Portanova, que votou pela inconstitucionalidade da lei.

O magistrado citou o parecer do Ministério Público, em que o Procurador-Geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, referiu por mais louváveis que possam ter sido as intenções dos Vereadores do Município de Pelotas, ao determinar que o Executivo faça a publicação, editou norma sobre matéria estranha à sua iniciativa legislativa, ou seja, acerca da organização e atribuições de órgãos da Administração Pública, cuja disciplina é de iniciativa reservada ao Chefe do Poder Executivo.

Por unanimidade, os Desembargadores do Órgão Especial, julgaram procedente a ADIN, julgando inválida a legislação.

ADIN nº 70057520066

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado de Rio Grande do Sul

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Constitucional

Faça um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s