Político terá de ressarcir cofres públicos por acúmulo de salários

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a condenação de Benedito Therézio de Carvalho por ato de improbidade administrativa pelo acúmulo dos cargos de Vereador e Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional do Município de Canoinhas. Pela sentença, Carvalho terá de efetuar o ressarcimento dos danos causados ao erário e o pagamento de multa civil.

A decisão atende Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Canoinhas ingressou com a ação após constatar que Benedito Therézio de Carvalho acumulou as funções e as remunerações de Vereador e de Secretário de Estado por um período de mais de 4 meses, entre 19 de dezembro de 2005 e 29 de abril de 2006.

De acordo com os autos, o impedimento de acúmulo da atividade parlamentar com outro cargo ou função está previsto na Constituição Federal. No caso específico de Canoinhas, a Lei Orgânica veda o acúmulo de cargos, além de prever o licenciamento automático do cargo eletivo.

Benedito Therézio de Carvalho havia sido condenado por ato de improbidade administrativa na Justiça de 1º Grau e recorreu ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), mas a Quarta Câmara de Direito Público negou o pedido por unanimidade. Um novo recurso foi interposto, mas negado em uma decisão monocrática do TJSC.

Em outra tentativa de reverter a decisão, Benedito Therézio de Carvalho recorreu ao Supremo Tribunal Federal, que, em maio de 2014, também não deu seguimento ao pedido. Houve um novo recurso no STF, o qual manteve, no último mês de junho, a condenação inicial de ressarcimento ao erário e o pagamento de multa. O ex-secretário ainda pode recorrer dessa decisão. (Recurso Especial com Agravo em Recurso Especial em Apelação Cível 2011.065575-1)

Fonte: Ministério Público do Estado de Santa Catarina

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Improbidade Administrativa

Faça um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s