Promotoria oferece Denúncia contra ex-presidente da Câmara Municipal por reprovação de contas

O Ministério Público Maranhão, por meio da atuação do Grupo de Promotores Itinerantes (GPI), ofereceu Denúncia contra a ex-presidente da Câmara Municipal de Trizidela do Vale, Francisca Rosa Pereira Freitas, por irregularidades e ilicitudes cometidas no exercício financeiro de 2006. As diferenças foram apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), após apurar as contas da gestão.

Dentre os problemas verificados, o Relatório de Informação Técnica (nº 353/2008-UTGE/NUPEC2) enumera e ratifica no Acórdão (PL/TCE nº160/2009) a dispensa indevida de licitação na contratação de assessoria contábil; o pagamento maior dos subsídios dos vereadores; a desobediência ao limite constitucional para gastos com a folha de pagamento e a ausência de comprovação de despesas. As irregularidades evidenciam os danos causados ao erário do Município de Trizidela do Vale.

Diante dos fatos, o Grupo de Promotores Itinerantes (GPI) fundamenta a Denúncia fazendo referência ao artigo 312 do Código Penal.

A lei estabelece que, em caso de condenação, seja cumprida pena de reclusão de 2 a 12 anos e multa ao funcionário público que se apropria ou desvia bens de que tem posse em razão do cargo.

O Ministério Público do Maranhão pede que seja recebida a Denúncia, com base nos documentos encaminhados pelo TCE, e que Francisca Rosa Pereira Freitas seja responsabilizada pelas ilegalidades cometidas.

O município de Trizidela do Vale fica localizado a 281 km de São Luís.

Fonte: Ministério Público do Maranhão

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Penal

Faça um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s