Confirmada condenação de ex-prefeito de Pindamonhangaba por licitação irregular em transporte

Acórdão da 2ª Câmara de Direito Público do TJSP confirmou a condenação do ex-prefeito de Pindamonhangaba João Antonio Salgado Ribeiro e dos ex-secretários Silvio de Oliveira Serrano (Finanças) e Misael Cesarino Junior (Esportes e Lazer) por licitação irregular com empresa destinada ao transporte de alunos e atletas.

Eles tiveram os direitos políticos suspensos por três anos, não poderão contratar com o Poder Público pelo mesmo prazo e pagarão multa civil de valor equivalente a cinco vezes a última remuneração mensal percebida. Também foi penalizada a empresa vencedora do procedimento licitatório, impedida de oferecer serviços à Prefeitura também por três anos.

Denúncia do Ministério Público relatou que a transportadora foi contratada de forma ilegal, pois não foi requerido a ela certificado da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), documento necessário à concorrência. Em defesa, os réus alegaram que o processo foi regular e não trouxe prejuízo ao erário.

Para o relator Claudio Augusto Pedrassi, o ato de improbidade administrativa é evidente. “A licitação foi realizada em desconformidade com a lei, e a conduta imputada aos réus implica violação dos princípios da administração previstos no art. 11, incisos I e V, da lei nº 8.429/92”.

Também participaram do julgamento, que teve votação unânime, os desembargadores Vera Lucia Angrisani e Renato Delbianco.

Apelação nº 0000118-53.2010.8.26.0445

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Improbidade Administrativa

Faça um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s